Ana Tomia

Ano 1 - 9 /Julho/2001

SPORTO(SCP/FCP): 11
SLB: 9

Sob um ambiente quente e pesado decorreu na segunda-feira mais um jogo do DERBI. Perante a fraca adesão de jogadores do SPORTO, foi necessário ir buscar um jogador à equipa B (Fernandes) e o SLB viu-se até obrigado, durante os primeiros minutos, a emprestar uma das suas mais-valias (Paulo Sousa) à equipa rival. O recado fica entregue aos atletas do DERBI: sem ovos não se fazem omeletes.

O jogo
Perante a falta de comparência do 'Todo-o-Terreno' Subtil, associada à injecção forçada de 1 jogador alienígena ao plantel, pairava no ar a dúvida se o SPORTO teria argumentos para se esgrimir contra o SLB - que por seu turno não pode contar com Costa. O SPORTO alinhou com Moura, Lee, Fernandes, Abreu e Bonito. Do lado do SLB evoluíam Pina, Valente, Figueiredo, Marques, Paulo Sousa e Bragança. Como já é apanágio do DERBI, o resultado progrediu de forma equilibrada, com ambas as equipas encaixadas uma na outra. Do lado do SLB o estilo era mais 'em força do que em jeito', no SPORTO privilegiava-se a técnica, com Bonito, acabado de chegar de um compromisso com a Selecção em Coimbra, a exibir-se em grande nível, provando que está a passar por um notável momento de forma. Fernandes assimilou rapidamente os métodos do SPORTO e fez uma exibição tranquila e tranquilizadora. E foi exactamente pela tranquilidade (ou falta de...) que o jogo se resolveu: após mais uma intervenção 'desaPinada', Figueiredo 'explodiu' e foi pedir satisfações ao guardião Vermelho. Daí para a frente o jogo ficou indiscutivelmente marcado pelo ambiente pesado entre os jogadores... do SLB. Figueiredo não mais encontrou a serenidade, tendo inclusive provocado 2(!) penalties sobre jogadores do SPORTO.

É difícil avaliar se o resultado foi justo, pois analisando friamente as estatísticas do encontro, verifica-se que o SLB enviou 3 bolas ao poste (uma delas, refira-se, altamente duvidosa - ver figura), sofreu 1 golo ridículo numa reposição de bola em jogo e falhou a concretização de um pénalti a seu favor. Segundo a opinião deste vosso escriba, a vitória é justa, pois no futebol o que importa é o resultado final... o resto são amendoins... PINAts, em inglês.


Os jogadores de 1 a 10. Tema: o corpo humano

SPORTO: Jogo (do) Bonito

Bonito: Ouvido. Porquê comparar Bonito ao ouvido, pergunta o leitor? Porque é no ouvido que o corpo humano tem a capacidade de equilíbrio, e (desi)equilíbrio foi a palavra-chave para Bonito na partida de ontem. Apostando com bravura e sucesso no 1 para 1 e demonstrando uma grande capacidade de remate, Bonito foi quem decidiu o encontro. A sua 'rabienga' assassina provocou várias vítimas no sintético de Carnaxide. O ex-jogador do Paivense está em grande forma.

Moura: Costelas. O escudo protector do coração do SPORTO. Um exemplo a seguir por todos os outros Guarda-Redes no mundo... a facilidade de processos, a segurança entre os postes, a forma expedita como segura a bola nas mãos férreas; fazem de Moura INDISCUTIVELMENTE o melhor guarda-redes do DERBI.

Abreu: Unhas. Suou litros e mais litros num jogo de grande entrega física e mental. Muito concentrado a defender e sempre disponível a atacar, apesar de ter parecido um pouco lento. Usou várias vezes as garras para impedir os adversários de se soltarem... Figueiredo foi inclusivamente suturado com vários pontos no ombro devido a um corte profundo, no final do jogo.

Sérgio: Garganta. Lee surgiu quezilento e fanfarrão, a jogar num nível abaixo do que é costume. A renovação do contrato (por quantias não reveladas, mas aparentemente milionárias) parece ter causado algum 'adormecimento' naquele que seria, em princípio, o cérebro do SPORTO... assim, é só garganta...

Fernandes: Estômago. Surgiu no jogo à ultima da hora, vindo do estágio da equipa B... a meio do jantar! Mesmo com o estômago cheio, fez uma boa exibição, muito útil e bem mais segura do que era costume. Concerteza terá mais oportunidades de ser chamado à equipa A.


SLB: Sugestão do Dia: Pina Calado

Paulo Sousa: Couro cabeludo. O mister deve ter arrancado os seus parcos cabelos ao ver tanta burrice junta na equipa do SLB. Concerteza houveram puxões de orelhas no balneário. Como jogador, Sousa jogou nas duas equipas, tendo revelado uma veia concretizadora assinalável, tanto de um lado como do outro. Está de parabéns por uma bela exibição.

Valente: Pulmão. Valente correu muito, correu até demais. Entrou na vaga 'suicida' do SLB e descurou a defesa em busca de golos. Teimou em demasiadas jogadas individuais, com pouco rendimento. Devia tentar refrear o seu ímpeto e a sua basta capacidade atlética, jogando com mais cabeça. No entanto, regista prestação positiva.

Marques: Pés. Tem uns pés de ouro, este Marques. E sabe como jogar à bola. Mas isso não é tudo! Marques peca muitas vezes pelo excesso de individualismo e pela falta de 'garra' que por vezes demonstra. 'Está' em 2 dos golos sofridos pelo SLB, tendo sido traído por um excesso de confiança que lhe saiu caro. Deve jogar mais concentrado.

Bragança: Costas. O jogo passou-lhe um bocado ao lado. Está a passar um momento infeliz, falhando muitos golos. Desapareceu muitas vezes do jogo, refugiando-se em áreas do sintético onde a bola não passava. Procurou poucas vezes a desmarcação, revelando-se muito estático... Mas manteve a serenidade no momento do descalabro.

Pignatelli: Intestino grosso. Tanta merda que por ali passa. Pina teria tudo o que um grande guarda-redes precisa: velocidade, reflexos, elasticidade e até um bom jogo de pés... Mas deita tudo a perder (para ele e para a equipa) com repetidas e premeditadas decisões disparatadas e despropositadas. As suas atitudes não transmitem segurança ao resto da equipa, que teme passar-lhe a bola com receio do que pode acontecer. E teima em continuar a ir contra as recomendações do resto da equipa... Abusa também dos pontapés ridículos para a frente, em busca de um golo quase impossível, perdendo assim um sem-número de bolas para o adversário, que pode voltar a atacar imediatamente. E no fim, quem paga é o balneário, que se encontra cada vez mais fragilizado.

Figueiredo: Vesícula Biliar. Muito ácido e provocador, Figueiredo 'explodiu' e entrou em conflito com Pina... prejudicando naturalmente o espírito de equipa. Marcou 2 golos, enviou 2 bolas ao poste e provocou 2 penalties... Muito inconstante ao longo de toda a partida, abusou dos lances de carrinho. Foi várias vezes ultrapassado por Bonito, que dele fez gato-sapato. Tem muito trabalho pela frente... e deve ter mais tento na língua...

Tiago Vinhas, Enviado especial do DERBI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vida de cão

A primeira vez nunca se esquece

Dona Urraca e seus amigos