Fotomaton

Ano 1 - 23/Julho/2001

SLB: 9
SPORTO(SCP/FCP): 4

_____________
| >->o |
| o<-< |
| o>-< |
|_____________|
(na fotografia: jogadores do SPORTO prostrados no sintético, após pesada derrota)

SPORTING COM EQUIPA B
LEVA TAREIA DO SLB


O jogo de Segunda-Feira foi bem diferente do que é normal. Dava a ideia de que o equilíbrio, nota dominante dos jogos do DERBI, tinha ido de férias, juntamente com os jogadores do SPORTO...
O SPORTO apresentou um 5 'infiltrado' com 3 (!) jogadores da equipa B.

Pelo SLB apresentaram-se Pignatelli na baliza, Marques e Figueiredo, Paulo Sousa e Bragança. Extraordinariamente, o SLB não dispôs de nenhum jogador no banco de suplentes.
Do lado do SPORTO alinharam Ricardo Cruz, Fernandes, Brito, Abreu, Subtil e Castilho. Nenhum dos habituais 'playmakers' - Lee, Bonito ou Ferreira - estava disponível para o encontro (Ferreira a contas com uma lesão no joelho, Bonito uma vez mais ao serviço da selecção de Vila Nova de Paiva e Lee com um irritante problema hemorroidal).

O equílibrio do jogo centrava-se em torno de 2 aspectos:
- se a energia do todo-o-terreno e mais valioso jogador do (extinto?!) DERBI Manager iria fazer esquecer a capacidade criativa dos elementos não convocados do SPORTO;
- se a vontade dos jogadores da equipa B em mostrar serviço poderia colmatar a sua menor experiência.
Pois o que se viu em Carnaxide é que Subtil não veio em boa forma do estágio na Turquia e que os jovens SPORTISTAS têm potencial, mas dispõem ainda de 'estaleca' física e psicológica para aguentar com a veterania dos mais experientes jogadores do SLB. De tal forma que o melhor jogador da partida foi indubitavelmente Paulo Sousa, que usou de toda a sua 'ratice' para dar a vitória ao SLB.


Pouco há a falar sobre a história do jogo. O primeiro golo foi curiosamente marcado pelo SPORTO que chegou até a estar a vencer por 3-1. Mas a supremacia do SLB, mesmo não podendo dispor de substitutos, fez-se ver daí para a frente. O resultado foi-se avolumando e só não foi maior a diferença porque o SLB se 'relaxou', sofrendo alguns golos infantis e falhando outros escandalosos.
No final, em conferência de imprensa, jogadores e técnicos dos 2 lados entenderam que a vitória do SLB não sofre qualquer contestação.


Os jogadores de 1 a 11.

SPORTO: Jogar com os meninos da escola e levar 9 na sacola...

Ricardo: O substituto de Moura nas redes (?) da baliza do SPORTO foi quem mais fez para ganhar. Revelando algum peso excessivo e pouca agilidade, foi de qualquer maneira o melhor da sua equipa. Safou um bom número de golos e assim contribuiu para o desnível não ser maior. Muito trabalho pela frente na colocação da bola em jogo.

Fernandes: Foi chamado mais uma vez à equipa A, mas não foi tão feliz como nas outras ocasiões. Prendeu-se muito na defesa, tentanto compôr a equipa tacticamente. Apesar de tudo, ainda assim foi das melhores exibições do SPORTO.

Brito: Pesava sobre ele a responsabilidade de substituir o trio de playmakers do SPORTO. Apesar de ter estado seguro na transposição de bola defesa-ataque, não conseguiu atingir o nível de produção de Lee. Jogou também muito na defesa, mas viu-se repetidas vezes confrontado com situações de inferioridade numérica.

Subtil: Vindo de um compromisso com a sua selecção (Turquia), Subtil, o 4x4 deu a sensação de jogar em... 3x3. Faltou o fulgor de outros jogos, talvez porque o resto da equipa não o apoiou o suficiente. Lutou bastante, mas não conseguiu fazer a diferença.

Abreu: Atravessa um momento menos bom, revelando-se algo perdido dentro de campo. Os indíces físicos não são os melhores, apresentando (tal como Ricardo!) algum peso excessivo e falta de velocidade. Deu o litro, mas não chegou.

Castilho: Mais um jogo pouco feliz para Castilho. Tentou de novo 'sacudir' a macumba que paira sobre si, acreditando no seu remate. Mas falhou muito, muito mais do que acertou... exigiam-se outros indíces de eficiência a um jogador do seu calibre. Ajudou pouco na defesa, deixando muitas vezes fugir o seu adversário directo.



SLB: Arrancar a vitória à Paul'ada

Paulo Sousa: o Mister deve ter sorrido quando viu os 'tenrinhos' que constituiam o time do SPORTO escalado para o jogo! Aplicou em campo todo o seu saber, insistindo no famoso lance pelo corredor esquerdo - e fazendo com isso gato-sapato da defesa contrária. 3 golos e 4 assistências numa noite "como nos velhos tempos" em que este jogador fazia as delícias das multidões. Uma nota de especial destaque para a forma como trabalhou durante os 65 minutos de jogo, correndo para a frente e para trás, revelando estar novamente em boa forma física.

Marques: Outro jogador numa noite SIM. Marques só não brilhou mais porque Paulo Sousa foi uma supernova no pavilhão de Carnaxide... Fixou-se na defesa e foi o carrilador do jogo ofensivo do SLB. Excelente no tempo e certeza de passe e na contenção de bola. A forma como variou a assistência, com a jogada individual em drible, com o remate de longe criaram grandes dores de cabeça no seu marcador directo. Exímio ainda a defender, secando José Subtil.

Bragança: Também Pedro 'Bragança' esteve muito bem. Marcou diversas vezes na baliza do SPORTO, mercê do seu instinto felino que faz com que preveja onde a bola vai estar no segundo seguinte. Sempre no sítio certo, 'empurrou' para dentro uma porção de assistências de Paulo Sousa e de Marques. Na ponta final do jogo mostrou-se um pouco displicente, insistindo em 'bonitos'... mas já era tempo de festa!

Pina: Os habituais lances de ataque fazem dele um jogador imprevisivel (para os leitores mais desinformados, Pina é... um Guarda-Redes!!), para os seus colegas e para o adversário. Defendeu, como sempre, bem. Subiu ainda bastas vezes para aplicar o seu forte pontapé, mas foi pouco feliz. Devia conter-se um pouco mais ainda, mas está bem melhor que há uns tempos.

Figueiredo: Foi um substituto fiel de... Valente! Tal como este, fez questão de rematar uma boa dúzia de vezes, falhando sempre o alvo. Fora isso, resguardou-se bastante na defesa, jogando de forma fácil, não complicando. Bastante trapalhão, fez um jogo 'regular'. Mas numa noite de estrelas, foi claramente o pior jogador do SLB.


Por Nuno Cartaxana, enviado especial do DERBI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Oito anos depois, eis que voltaram os bois.

A indústria do calçado em mais um jogo disputado

Ma-ra-vi-lhoso Coração, maravilhoso!