A indústria do calçado em mais um jogo disputado


O cronista que hoje regressa
Não faz qualquer promessa…



Resultado final:
ISEG: 4
RESTOS DO MUNDO: 1


Crónica
Mais uma tentativa de voltar às Crónicas do DERBI. Longe vão os tempos em que esta era uma componente obrigatória das jornadas semanais de DERBI. É com tristeza que se verifica a pobreza na edição de posts neste pasquim internético. O escriba volta a prometer um esforço superlativo para voltar a publicar obra.

Quanto ao jogo, marcou o regresso aos relvados depois das festas natalícias. Entre vários quilos de filhós e fatia dourada, os atletas voltaram ao campo (e ao matagal) do CIF, todos em busca da melhor condição física.
E de tal forma se sentiu a falta de… forma, que o ISEG se impôs em todas as variáveis do jogo. Com mais posse de bola, mais velocidade, mais técnica, mais faro de golo, mais vontade e até mais cabelo – ou não fosse a grande figura do jogo o lança que não faz ponta, Rui Castilho!
O ISEG disposto no seu novo modelo 2-unsquantos-1, denotando enorme movimentação táctica (ou se quiserem, caos) enredou a titular equipa dos Restos, privados do seu habitual avançado, Sousa. Os homens do ISCTE & Ca sentiram sobremaneira a falta de uma referência ofensiva, bem como a insegura exibição de Rafael.
No final, a vantagem dos ISEGuianos acabou por aparecer com natureza.
Foi também no meio da natureza e de um assinalável cheiro a cocó que o jogo acabou, no bosque que rodeia o CIF, depois de mais um pontapé por alto dos Restos. Ou, como diria Rui Veloso em “Chico Fininho”, depois de mais um chuto na retrete.
Para a semana, há mais DERBI!



Análise d' Os jogadores - Tema: Roupa e calçado


ISEG (& convidados)
Renato, luvas
Seguríssimo na baliza, mostrou bons reflexos e exemplar forma no regresso à competição. Nas suas luvas pararam os poucos remates dos Restos. Dos seus pés saíram coisas menos boas.

Figueiredo, camisola
Forçado a vestir as duas camisolas, começou o jogo do lado dos Restos, suprindo o atraso de alguns asquerosos atletas. Como habitualmente, fez um jogo pouco conseguido, mas suou a camisola até ao apito final. No final, sem fôlego, ainda revelou alguma exasperação aos microfones da rádio: “subo meia dúzia d’vezes por jogo, mas não m’dão jogo, nem um passe c’me isola”.

Pedrito, fato de treino
O maratonista do ISEG não perde na corrida para ninguém. Mas deve estar fa(r)to de treino de resistência… já que velocidade, nem vê-la. Foi por vezes ultrapassado em corrida pelos adversários, mas soube usar a colocação em campo para tornear as suas fraquezas. No ataque, a bola queima e, consequentemente, as jogadas saem ardidas.

Carlos Bonito, sobretudo
Mandão na defesa e eficaz no corte, foi sobretudo no lançamento do ataque que fez a diferença. Dos seus pés nasceu a maioria das jogadas do ISEG.

Bruno Marques, sunga
Contido nos dribles e nas cuecas aos adversários, fez um jogo virado para o colectivo. Encheu o meio-campo, trocou bem a bola e foi com isto sungando as forças ao adversário.

Nuno Pedro, vestido de noiva
Não descurou esta no(i)va oportunidade para mostrar serviço. Véuloz, gracioso, quase feminino no seu jeito de jogar à bola, espalhou perfume no sintético. Combinando bem com Castilho, foi dessa aliança que saiu o melhor golo da noite.

José Subtil, soutien
Subtil, ou “Su”, como alguns lhe chamam, joga sempre de peito aberto. Técnica? Jamais. Mas força? Força, “Su” tien. Fez uma falta. Uma-mas que falta!

Rui Castilho, galocha
Há quem jogue em pezinhos de lã. Castilho, não! O mais badocha do ISEG joga de galocha! O seu pé impermeável fez render o peixe, com estragos nas redes dos Restos, que fez balançar um punhado de vezes.

Bragança, capuz

Eis a análise que faltava e c’a pus agora na Crónica da semana. Jogou um pouco mais avançado que o habitual, cobrindo a cabeça da área. Implacável no desarme, feroz no duelo individual.



ISCTE e RESTOS DO MUNDO
Rafael, fraque
Fraco, muito fraco, o desempenho de Rafael. O habitual baluarte da baliza dos Restos mostrou insegurança e várias vezes não conseguiu suster os remates adversários, que, à frente da baliza, não fizeram cerimónia.

José Falcato, saia
Saia da frente, que vem aí o Falcato! Muito correu, num constante vaivém entre a defesa e o ataque. Foi, porém, na prática, muito inofensivo.

Hugo Manuel, fato
Muito estático, pouco interventivo. Ainda assim, é um fato que não foi pelo seu lado que o ISEG criou mais perigo.

Tiago, meia
Responsável pelo meio-campo, fez meia parte de qualidade aceitável, mas foi perdendo fulgor e raramente conseguiu chegar perto da baliza dos ISEGuianos.

Rui Paz, farda
Talvez o mais inconformado dos Restos, foi quem mais assumiu a obrigação de levar a bola para o ataque. Também o mais visado pelos defesas contrários. Fica na retina uma jogada mais durinha, em que enfarda, de forma pouco meiga, um belo cacete de Subtil.

Miguel Ferreira, sandália
Se tem a bola nos pés, é um perigo. No entanto, se andá-lia a ver longe dos pés o tempo todo, não pode fazer a diferença! Correu muito na tentativa de recuperar a bola no meio-campo adversário, mas a boa troca de bola dos ISEGuianos não recompensou esse esforço.

Henrique Porto, salto-alto
É certo que salta alto, mas desta feita não foi capaz de impor o seu físico na área adversária. A defender, foi eficaz, mas não chegou para as encomendas, tropeçando várias vezes perante a inferioridade numérica dos ISEGuianos nas suas imediações.

Miguel Lopes, cinto
Sinto muito, mas não é possível elogiar o desempenho de Miguel. Perdulário frente à baliza (escancarada) do ISEG, não conseguiu também fazer a vigilância apertada que se exigia na sua defesa. Correu quilómetros, mas esteve vários furos abaixo do que já fez.


Pelo enviado especial
Nuno Freitas Globo

DERBI MAGAZINE


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Oito anos depois, eis que voltaram os bois.

Ma-ra-vi-lhoso Coração, maravilhoso!