"Estas miúdas das Escolas Secundárias..."

Nos terrenos de Agronomia
joga-se até ao raiar do dia...


Resultado final:
ISEG: 8
ISCTE & RESTOS DO MUNDO: 7


Crónica
Nova semana de DERBI e novo embate realizado no campo de Agronomia - e a horas impróprias para consumo.
Na muito provável jornada de despedida deste (estreito) palco de sonhos, houve um guarda-redes que foi um pesadelo para os Restos...
Privados de Rafael (o fish of the match da semana passada), Gonçalo Baptista, Hugo, Bill e João Tubal, os Restos revelavam-se ligeiramente inferiorizados. Mas também do lado do ISEG haviam 2 faltas de vulto: Bonito e Cruz. A sua ausência fazia antever potenciais problemas na defesa...
Começou o jogo com vantagem para o ISEG, num remate colocado de Lee. Sem guarda-redes, os Restos sentiram muitas dificuldades nas bolas rasteiras - ainda assim, houve boas defesas nas bolas mais altas. A vantagem foi rapidamente anulada pelos Restos, com Miguel Boca de Lata a pegar na batuta e a mostrar muita força, mesmo castigado pelas (múltiplas) marcações dos adversários. Ao lado dele destacava-se também Pedro Sousa, finalmente a dar um ar de sua graça e mostrando veia goleadora.
Mas o jogo caiu mais tarde num frágil equilíbrio, com o ISEG a conseguir uma ligeira vantagem no marcador e a segurá-la até ao fim da contenda. Crucial nessa tarefa foi o trabalho de Mário Moura - o regressado guarda-redes do DERBI fez uma impressionante exibição, mostrando que quem sabe nunca esquece.
A terminar... dificuldades em finalizar o jogo. Indecisos quanto à hora de acabar a partida, o jogo "arrastou-se" para além das 00h30m, até ser oficializado o seu fim e a correspondente vitória do ISEG. Compreende-se a vontade de continuar dos Restos, não fosse a diferença no marcador... um único golo.
Regista-se assim mais uma jornada entusiasmante de DERBI, com o equilíbrio como nota dominante. No "campeonato DERBIano" o saldo é um empate: 2-2.




Análise d' Os jogadores - Tema: A Escola Secundária



ISEG
Bragança, Trabalhos oficinais: Mecanotecnia
Muito bem a ajudar na mecânica da equipa, está cada vez mais um jogador "de colectivo". Vestiu o fato-macaco para defender, ficando na retina os duelos disputados com Miguel Ferreira. Mesmo tendo perdido alguns, honrou (e muito) a camisola.

Marques, Química
A sua inegável "química" com a bola foi ontem posta de lado e substituída por uma faceta mais prática. Na defesa foi um substituto à altura de Bonito, cabendo-lhe ainda a maior parte dos bons lançamentos de jogo atacante. Numa posição "estranha", rubricou boa exibição.

Figueiredo, Física
Uma autêntica aula "em directo" de Física: olhai a inércia! Vede o atrito. Sintam a gravidade! Mas apesar dos problemas físicos, terá sido talvez o melhor jogo dos últimos tempos do meio defesa. No final, revelou até alguma frescura, subindo no terreno para ajudar a moer o meio-campo adversário.

Alexandre Lee, Psicologia
Pouco confiante na concretização, falhou algumas tentativas de remate forte... que eram desnecessárias! Sem guarda-redes, os Restos eram presa fácil de tiros bem colocados. Fora isso, foi o habitual motor de meio-campo, defendendo e atacando com boa dinâmica.

Mário Moura, Matemática
Contas feitas, a vitória do ISEG divide-se entre alguma sorte e a espectacular exibição de Mário Moura, que somou mais um grande jogo ao serviço do DERBI-ISEG. Com múltiplas defesas de alto nível, foi especialmente inexcedível nas saídas aos pés dos adversários, subtraindo-lhes ângulo de remate. Um regresso em grande, mas possivelmente fugaz: em princípio voltará a ceder as luvas a Cruz.

Sérgio Lee, Religião e Moral
Sempre disposto a dar lições a adversários e companheiros, o moralista Lee rubricou exibição menos brilhante que em jornadas passadas - mas ainda assim francamente positiva. Revelando mais fé que na semana transacta, nunca baixou os braços e procurou sempre a vitória.

José Subtil, História
Reza a história que um dia houve um monstro chamado José Subtil, que destruia incautos adversários com o seu futebol raçudo e inigualável força... hoje os estragos já não são tantos, mas continua a sentir-se o perfume almiscarado do seu "futebol" sanguinário.

Rui Castilho, Geografia
Várias vezes perdido no ataque, por vezes mal colocado, foi alvo de muitas críticas ao longo do jogo. Contra isso lutou com abnegação... e acabou por rubricar um especial e fantástico golo de cabeça. Precisa encontrar melhor os caminhos do golo. E ser o primeiro a defender.



ISCTE e RESTOS DO MUNDO
Falcato, Filosofia
"Quem sou eu? Para onde vou?", pergunta Falcato aos seus botões... Recuado e pressionado pela linha avançada e intermédia do ISEG, o inspector pouco subiu no campo e limitou-se quase exclusivamente a fechar a defesa. Pena, dá a ideia de ter pernas para mais.

Paz, Trabalhos oficinais: Têxteis
Urdiu bons lances de ataque e desenhou excelentes padrões na ofensiva dos Restos. Revelando indíces físicos bastante aceitáveis, foi um quebra-cabeças díficil para os adversários. Rematador, teve o azar de te(a)r Mário Moura na baliza do ISEG.

Pedro Sousa, Geometria Descritiva
Futebol geométrico, prático, feito de um simples vector: para a baliza adversária. Deu finalmente um ar de sua graça, com bons apontamentos e alguns golos que revelaram "killer instinct". Também ele se pode queixar da M(o)uralha que estava na baliza adversária...

Miguel Ferreira, Educação Visual
Boa visão de jogo, muita força e equilíbrio. Apesar de castigado e muito marcado pelos adversários, conseguiu transpôr o meio-campo em variadas ocasiões, criando bons lances de perigo. O olho de lince e a rapidez são também fortes armas, que usou para se antecipar vezes sem conta a passes do ISEG e assim conseguir perigosos contra-ataques. Uma mais-valia.

Rui Tubal, Trabalhos oficinais: Práticas Administrativas
Administrou mais uma vez o seu futebol prático e descomplicado. Mas apesar boa técnica, revela dificuldades (pouca velocidade?) em respirar no meio do sufocante meio-campo DERBIano. No entanto, está a ganhar rotina... quem sabe, poderá ser uma surpresa num campo de maiores dimensões.

Henrique, Geologia
Uma montanha na defesa. Quase sempre com Castilho para marcar, lutou contra este um embate de titãs, em que a técnica por vezes não marcava presença, num vale tudo prático e eficaz. Apesar de ter bons pés, pouco fez em matéria ofensiva.

Lucas, Sociologia
Novidade na equipa, começou naturalmente desenquadrado dos colegas. Com o passar do tempo conseguiu maior integração com o grupo, mas ainda assim terá revelado algum individualismo. Ficou no entanto claro que sabe bater na bola (e não só).

Miguel Lopes, Economia
Ficou com a carteira mais leve, mercê da aposta que tem em curso com Lee. Não se poupou a esforços na defesa, embora tenho visto a sua Fortaleza ceder num número elevado de ocasiões. No ataque, a sua contribuição saldou-se por uma ou outra incursão, sem rendimentos.



O enviado especial do DERBI-MAGAZINE,
Nuno Rui Santos


Todas as crónicas em http://www.derbi.blogspot.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Oito anos depois, eis que voltaram os bois.

A indústria do calçado em mais um jogo disputado

Ma-ra-vi-lhoso Coração, maravilhoso!