Signo: Peixes

RESULTADO PODIA SER DIFERENTE
NÃO FOSSE O CLONE DE CLARK KENT


Resultado final:
ISEG: 5
ISCTE & RESTOS DO MUNDO: 7


Crónica
A semana tinha sido pródiga no espicaçar de mais este embate entre o ISEG vs ISCTE&RM... e o resultado foi um dos maiores quóruns de sempre na história do DERBI: o ISEG com 8 elementos, o ISCTE&RM com 10 (DEZ) jogadores!
As equipas apresentavam-se assim perto da sua máxima força (perto, porque ainda faltaram alguns dos "clássicos" do nosso futebol: Mário Moura, João Tubal... e também Rui Castilho, André Coroado, João Valente e Paulo Sousa, entre outros).
Na "relva alcatifada" de Monsanto - campo que não agradou aos técnicos - o primeiro golo pertenceu ao DERBI, embora rodeado de polémica (havia substituição... do DERBI em curso). Rapidamente respondeu o ISCTE&RM com um golo felizardo, em que Ricardo pareceu mal batido.
Enquanto Rafael brilhava entre os postes, defendendo tudo o que os desinspirados avançados ISEGuianos lançavam à baliza, os Restos iam produzindo um futebol eficaz, que lhes permitiu, após o 2º golo, manterem-se na frente do marcador. Sabendo dosear bem o esforço do 7 em campo, com múltiplas e constantes substituições, os homens do ISCTE e seus comparsas conseguiram sempre manter o ISEG em sentido, evitando desta forma o cerco à sua baliza. Com os nervos em franja, a equipa da UTL não encontrou serenidade para dar a volta ao resultado.
No final, a vitória do ISCTE&RM tem que se aceitar, pela força dos números e superior eficácia. O efeito desequilibrador de Rafael ficará para sempre como uma pequena, mas enorme nota de rodapé.


Análise d' Os jogadores - Tema: Peixes



ISEG
Bonito, Solha
Mais uma excelente exibição de Bonito, bravo no comando da sua defesa - que no final, acabou por sofrer o mesmo número de golos que na semana passada. Estava a ganhar confiança e a subir mais no terreno quando se lesionou na sol(h)a do pé. Substitui Ricardo na baliza e até aí brilhou, com uma boa defesa.

Bragança, Bacalhau
É um homem do Norte. Rijo, o transmontano usou o seu físico para desbaratar a defesa dos Restos. Infeliz na concretização.

Marques, Cavalo Marinho
Gracioso, faz da técnica a sua maior arma.. um jogador raro nos palcos actuais, quase à beira da extinção. Esteve bem na frente de ataque, partilhando apenas o pecado dos restantes colegas: o caudal ofensivo não resultou em golos.

Figueiredo, Tubarão Baleia
De tubarão tem pouco, mas de baleia tem muito. Sem velocidade, tentou cumprir na defesa e garantir o equilíbrio táctico da sua equipa. Falhou várias vezes, para desespero dos colegas. Positivo, apenas um ou outro corte de bola. Manifestamente pouco.

Alexandre Lee, Peixe Aranha
O "venenoso" centro campista adquirido pelo ISEG não conseguiu desta feita espetar as suas ferroadas. Rafael foi um adversário de borracha... e um espinho atravessado no futebol atacante de Alexandre Lee.

Sérgio Lee, Enguia Eléctrica
O maestro Lee é quem guia o jogo do ISEG... com inesgotável energia, encheu o meio-campo do ISEG. Mas a falta de calma e a forma como vocifera contra tudo e todos provoca por vezes curtos-circuitos no bom funcionamento da equipa...

José Subtil, Tubarão Martelo
Com Subtil a estratégia é óbvia: não vai a jeito, vai a martelo. O possante ISEGuiano não está, no entanto, em forma e não encheu o campo como noutros tempos. Mas notaram-se melhoras e há esperança num futuro próximo mais risonho.

Ricardo Cruz, Sardinha
Nas redes do ISEG não morou o guardião da semana transacta... mas não é justo atribuir-lhe culpas. Cruz fez o que pôde contra um adversário eficaz, um terreno "adversário"... e uma defesa nem sempre bem colocada. Uma indisposição fê-lo abandonar o relvado prematuramente, repescando-se o lesionado Bonito para o seu lugar.



ISCTE e RESTOS DO MUNDO
Falcato, Peixe Agulha
O esguio Falcato começou com uma tarefa árdua pela frente: fechar os caminhos de Alexandre Lee. Discreto, pouco vísivel - uma verdadeira agulha no palheiro, esteve ainda assim muito melhor que na jornada anterior. Mostra que pode render mais.

Paz, Moreia
Muito escondido durante grande parte do jogo (o excesso de jogadores na equipa também não ajudou a haver quem se destacasse), foi no entanto decisivo na obtenção de alguns golos e na dinâmica ofensiva da equipa, mostrando os dentes quando necessário.

Gonçalo Baptista, Taínha
À babuja, cabeu-lhe limpar os restos que... os Restos deixavam. Revelando algumas dificuldades em segurar Marques, não deixa no entanto de rubricar exibição positiva - afinal, a sua equipa sofreu metade dos golos que havia sofrido há uma semana atrás.

Rui Tubal, Raia
"Raias partam estes gajos", terá pensado Rui Tubal... a tarefa de centro-campista não é fácil quando pela frente se encontram os irmãos Lee, Bragança e Subtil. Mas cumpriu, carrilando jogo pelo meio-campo e fechando espaços aos adversários.

Pedro Sousa, Piranha
Voraz, com fome de golo, o belenense foi desta feita um alvo mais dificil de marcar e um elemento preponderante no ataque dos Restos. Aproveitando bem o espaço, foi o pivot da frente de ataque e o concretizador de serviço.

Covas, Barracuda
Apesar da postura "barriguda", mostrou ter físico e técnica para se degladiar contra os adversários. Uma boa aquisição do ISCTE.

Bill, Linguado
Escondido pela força das circunstâncias - a posição natural de guarda-redes está aparentemente ocupada por Rafael - mostrou-se pouco. Ainda assim deu para ver que o estilo "antes quebrar que torcer" pode ser uma mais-valia para a equipa.

Miguel Ferreira, Salmão
Não correu tanto como normal, foi muito vigiado e notou-se o pouco à-vontade no alcatifado terreno... mas mesmo assim as contínuas "migrações" do motor do ISCTE revelaram-se fundamentais no desfecho da contenda. Azarado na concretização (2 bolas aos ferros), foi o contraponto do resto dos colegas em matéria ofensiva.

Miguel Lopes, Peixe Porco
Não se lhe peça velocidade, nem técnica, nem força. Já o resto, tem de sobra! Acabou - por pou(r)co - por ser o homem mais feliz com a vitória, achincalhando, como era de esperar - e seu direito - os adversários.

Rafael, Peixe Voador
Este homem tem asas. Brilhante a guardar os postes, foi naturalmente o fish-of-the-match. Pelo chão ou pelo ar, revelou reflexos impressionantes e fez jus à fama com que surgiu.


O enviado especial do DERBI-MAGAZINE,
Nuno Rui Santos


Todas as crónicas em http://www.derbi.blogspot.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Oito anos depois, eis que voltaram os bois.

A indústria do calçado em mais um jogo disputado

Ma-ra-vi-lhoso Coração, maravilhoso!